Descrição
Este trabalho apresenta a avaliação institucional da educação superior considerando a sistemática proposta pelo SINAES e as principais características da regulação vigente atual. O texto apresenta, discute e exemplifica os processos e demandas da regulação, bem como auxilia a compreensão e orienta os profissionais envolvidos: gestores, coordenadores e professores das IES e avaliadores do BASis – quanto ao preenchimento dos documentos eletrônicos, preparação das avaliações e sua realização tendo em vista propiciar ao leitor informações que possam subsidiar sua tomada de decisão. A evolução pela qual o setor educacional brasileiro transitou desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, acrescida ao cenário nacional, deficiência da educação básica, abertura do mercado a grupos estrangeiros, competição entre as instituições privadas, popularização da educação a distância e contexto econômico interno e externo propiciam aos profissionais da educação superior, em particular, aos seus gestores, grandes desafios na manutenção do difícil equilíbrio entre a qualidade do ensino, o desempenho econômico e o desempenho acadêmico, neste caso, muitas vezes por meio dos indicadores e demais resultados quantitativos que são transformados em rankings para exploração comercial.
Avaliações
Não há avaliações ainda.